logo tipo

logo tipo

02/06/2010

Dia da Diversidade Cultural - BALANÇO

No dia 21 de Maio, comemorou-se o dia Mundial da Diversidade Cultural para o Diálogo e o Desenvolvimento. A data foi criada pela Organização das Nações Unidas para a Educação a Ciência e a Cultura (UNESCO) 2001, curiosamente, o mesmo ano em que foi feita a Declaração Universal da UNESCO sobre a Diversidade Cultural.
A nossa Cruz Vermelha não quis deixar em vão a comemoração deste dia, apoiando assim a Amato Lusitano – Associação de Desenvolvimento com algumas actividades que se desenvolveram no Centro Artístico Albicastence.
Para a abertura desta comemoração e como nota de boas-vindas, falou o Sr. Vereador Arnaldo Brás (representante da Associação Amato Lusitano), e a nossa Presidente, Idalina Costa, que nos aguçou o paladar ao dizer “que sermos portugueses é sermos orgulhosamente indianos quando petiscamos uma chamuça, ou brasileiros quando brindamos com uma caipirinha…”
Esta acção pretendeu sensibilizar a comunidade em geral para o arespeito e a tolerância, numa sociedade cada vez mais rica na diversidade cultural. Houve actividades lúdicas e formativas que passaram pela exposição de livros e CDS alusivos ao tema, exposição de bandeiras de trajes e receitas, actividade de criação de moral realizada com os participantes e com a especial ajuda das voluntárias Zélia Duarte, eresa Gomes e Sílvia Vale que também dinamizaram alguns pequenos jogos.
Houve, também, um lanche de partilha cheio de miminhos apetitosos, trazidos pelas representantes, Sónia Tavares, Técnica Social do Projecto “A Vida a Cores”, Cristina Fatela, Mediadora Socio-Cultural do Centro Local de Apoio ao Imigrante (CLAI) e Maria João Ferreira, Directora e Coordenadora da Associação Amato Lusitano.
Durante o evento, as danças são-tomenses trazidas pelos alunos da escola Eprin deram grande dinamismo à iniciativa. Foi, assim, uma tarde bem passada e onde consideramos que os objectivos da acção psico-educativa foram alcançados.
As Assistentes Sociais CVP CB,
Susana e Rita

1 comentário:

Teresa Preta disse...

Muito obrigada às voluntárias Zélia, Teresa Gomes e Sílvia Vale pelo empenho! Foram fantásticas. Beijinhos