logo tipo

logo tipo

11/05/2010

Reacção à Conferência de 8 de Maio

A Conferência promovida no dia 8 de Maio ficou marcada por um dia chuvoso. Não estava muita gente à espera que as portas do Instituto Português da Juventude abrissem; ainda assim, o auditório foi-se compondo para a primeira conferência da Cruz Vermelha Portuguesa - delegação de Castelo Branco (CVP – CB), com o tema “Estratégia Global Face à Violência - Prevenção, Mitigação e Resposta”.O próprio título da conferência é forte e representativo de uma realidade complexa da qual faz parte o conceito de violência nas suas diferentes vertentes.
No palco, Idalina Costa, presidente da CVP - CB, num discurso eloquente e poético, bem ao seu estilo, dá início ao evento, juntamente com Alexandra Geraldes, vice- presidente da CVP - CB e com Arnaldo Brás, Vereador da Câmara Municipal de Castelo Branco. Este momento contagiou e animou o público a ouvir de seguida os palestrantes e a sentir-se motivado a participar nos debates que foram surgindo.
A plateia, quase na sua totalidade feminina, tirando o nosso enfermeiro Alexandre que representou e bem o sexo oposto, assistia às apresentações das nossas oradoras:
Rita Sousa, estagiária de serviço social da CVP-CB falou-nos sobre violência doméstica; Fátima Santos, Técnica Superior de Serviço Social do Gabinete de Apoio à Vítima de Violência da Associação Amato Lusitano, apresentou o tema violência no namoro; Cesaltina Gregório, psicóloga, falou-nos da sua experiência como coordenadora da linha (de Emergência Social) 144; por fim, Tânia Mingacho, psicóloga do Centro de Respostas Integradas – CRI, abordou os temas violência e toxicodependência. O nosso bem-haja a todas!
A meio da manhã, houve um coffee break, recheado de iguarias e servido pelos alunos de Restauração da EPRIN. O nosso bem-haja ao Prof. Pascoal e aos alunos que abdicaram da manhã de Sábado para nos proporcionar este momento delicioso!
Depois das apresentações, a plateia feminina teve a oportunidade de colocar algumas questões e, em conjunto, repensaram-se estratégias de intervenção face à problemática.
Esta conferência permitiu-nos compreender que a problemática da violência exige respostas sociais que nos obrigam a pensar na prevenção. Esta prevenção deve começar na base da educação, divulgando os Direitos Humanos, os modos de agir perante a violência e conhecer respostas efectivas.
Após o encerramento do Seminário pela nossa Presidente, Idalina Costa, esta é surpreendida pela estagiária de serviço social da CVP-CB, Susana Marques, que lhe entrega um ramo de flores em nome de todos os Voluntários da CVP de C. Branco. Este gesto simbolizou obviamente o aniversário da Cruz Vermelha, que ali se comemorava; significou também, contudo, uma forma de agradecimento por todo o trabalho que tem desenvolvido para todos e com todos os colaboradores/voluntários da Instituição.
Para a realização da Conferência houve vários contributos que foram essenciais. Deste modo, o nosso especial agradecimento à presidente da CVP-CB que nos fez reflectir sobre as complexas questões relacionadas com a estratégia global face à violência prevenção mitigação e resposta; às palestrantes já referidas anteriormente; às estagiárias de serviço social Rita Sousa, Susana Marques e Tânia Cabral, à Coordenadora da Juventude CVP Teresa Preta e ainda Coordenadora Local de Emergência/Socorrismo Iria Moura, que tiveram um papel importante na organização do evento.
Susana Marques e Rita Sousa

Resta-nos ainda agradecer às entidades que de algum modo ajudar a realizar este evento, sendo elas:
IPJ – disponibilização do espaço e recursos materiais;
Designer Nelson Canilho – o design das pastas, panfletos, cartaz e certificados;
Papelaria Workjunior – impressão dos planos de actividades, cartazes e panfletos;
Alunos/ professor da EPRIN - disponibilidade para servir o coffee break

Notícia no Reconquista:
http://www.reconquista.pt/noticia.asp?idEdicao=230&id=20906&idSeccao=2497&Action=noticia

Sem comentários: