logo tipo

logo tipo

15/04/2010

Direcção Geral dos Serviços Prisionais e Cruz Vermelha

Saiu hoje, no Jornal Reconquista, uma notícia sobre o trabalho desenvolvido pela CVP CB no Estabelecimento Prisional de Castelo Branco, com a Coordenação da voluntária Cesaltina Gregório, que aqui publicamos.

Apoio aos reclusos reforçado
15 de Abril de 2010 às 10:55h

Dada a avaliação positiva, a utilidade social e o interesse geral da parceria global estabelecida entre a Cruz Vermelha Portuguesa (CVP) e a Direcção Geral dos Serviços Prisionais (DGSP), em finais de Dezembro de 2008, e acordos específicos entre vários estabelecimentos prisionais e delegações locais da Cruz Vermelha em Março de 2009, foi assinado novo acordo, terça-feira, dia 13 de Abril.

Além do apoio dado à população reclusa pelos diversos voluntários das delegações da CVP, articulados com várias entidades, nomeadamente a DGSP, no sentido de combater o isolamento social e a deterioração das suas condições de vida, evitando a expansão de fenómenos como a toxicodependência e o Sida, este novo protocolo terá também incluído a vertente do empreendedorismo e inserção socioprofissional desta população. A cerimónia de assinatura deste protocolo contou com a presença do presidente nacional da Cruz Vermelha Portuguesa, Luís Barbosa, e do director geral dos Serviços Prisionais, Rui Sá. Em jeito de balanço, refira-se que, durante o ano de 2009, foram efectuados cerca de 60 projectos diferentes em 23 estabelecimentos prisionais, entre eles o de Castelo Branco e Covilhã, desenvolvidos por 21 delegações locais da CVP e cerca de 100 voluntários desta organização.

O novo acordo tem como objectivos, contribuir para a manutenção ou restabelecimento dos respectivos laços familiares, facilitar a preparação da saída dos reclusos e a sua inserção social, contribuindo ainda para uma melhor preparação dos reclusos, colaboradores e funcionários dos estabelecimentos prisionais.

A acção da CVP no âmbito do protocolo, assenta em projectos de voluntariado, nomeadamente ao nível das acções de formação na área dos Primeiros Socorros; na realização de actividades socioculturais, físicas e desportivas; dos projectos de promoção e educação para a Saúde; apoio psicossocial a reclusos e à sua reinserção social.

Notícia in www.reconquista.pt

Sem comentários: