logo tipo

logo tipo

30/04/2009

Linha 144 em Castelo Branco

Situação em Castelo Branco

Desde Novembro que a Delegação de Castelo Branco já resolveu 10 ocorrências incluindo 15 pessoas. A tipologia mais comum é violência doméstica e em segundo lugar a falta de autonomia.

Os incidentes ocorrem normalmente na sexta-feira à noite o que significa que a equipa está à disposição do utente durante todo o fim-de-semana (inclui alojamento, alimentação e apoio psicotécnico …).

Na segunda-feira contactos e entrevistas têm que ser realizadas para o encaminhamento do utente para o serviço mais apropriado. Esta tarefa nem sempre é fácil porque as Instituições Públicas não estão sensibilizadas para uma resolução rápida e imediata de uma emergência social! Existe ainda a predisposição do encaminhamento para A, depois para B, depois para C e assim seguidamente. Muitas vezes é preciso pulso firme para que uma situação se resolva com alguma rapidez e satisfatoriamente.

A PSP e GNR do nosso distrito têm sido muito prestáveis e os nossos melhores aliados – não somente para a nossa protecção pessoal como na utilização da Linha de forma eficaz.

Tem sido uma experiência muito gratificante. Algumas situações e algumas pessoas deixam a sua marca emocional. Não é fácil entrar na intimidade daqueles que se encontram em situação de fragilidade humana. O importante é a equipa dar sempre o seu melhor e no final sentir que mais não poderia ter sido feito. A fragilidade e problemas dos outros faz com que agradecemos a nossa própria força e capacidade de ultrapassar os obstáculos que a vida coloca no nosso caminho e faz-nos crescer em maturidade, humanidade e experiência social.

A equipa de emergência de Castelo Branco

Constituição da Equipa Distrital de Emergência em Castelo Branco
- Coordenador (Cesaltina Gregório)
- Técnico Superior da área das ciências humanas (Cesaltina Gregório)
- Elemento da equipa de socorro (Iria Moura)

Sem comentários: