logo tipo

logo tipo

24/04/2009

Delegação de Castelo Branco unida no apoio à população prisional

O reflexo de uma delegação proactiva e unida está à vista

O Projecto de Intervenção elaborado entre a CVP – Delegação Castelo Branco (Drª Idalina Costa) e o EP de Castelo Branco (Drª Ângela Portugal) é sumariamente o seguinte:
- Proporcionar aos reclusos e Corpo de Guarda Prisional formação no âmbito do socorrismo
- Realização de actividades socioculturais para a população reclusa
- Proporcionar uma prática supervisionada de actividade desportiva à população reclusa.

Na segunda-feira, 30 de Março de 2009, foi agendada uma reunião entre o Dr. Carlos Gonçalves (Vice-director do EP de Castelo Branco) e a Dr.ª Cília Martins (Psicóloga do EP de Castelo Branco) e a Dr.ª Cesaltina Gregório (Psicóloga) e Dr.ª Tânia (Assistente Social) da CVP de Castelo Branco.
O objectivo da reunião foi, em primeiro lugar, conhecer as pessoas, de ambos os lados, que irão trabalhar mais estreitamente neste projecto, esclarecer com mais pormenor algumas das actividades do Plano de Intervenção e planear uma futura intervenção.

Quanto à formação em socorrismo, o seguinte foi decidido:
- O primeiro grupo a receber formação em socorrismo será o corpo da guarda prisional. Isto porque os guardas ainda nunca receberam formação nesta área e o curso irá habilita-los com capacidades que só poderão enriquecer o seu trabalho com os reclusos.
- A EP de Castelo Branco conta com cerca de 100 guardas. Nem todos estes guardas trabalham directamente com os reclusos. Ficou decidido que entre 24 destes guardas receberão esta formação.

Inicialmente, quando o projecto foi formulado, foi acordado que a CVP iria proporcionar noções de socorrismo aos guardas (e posteriormente aos reclusos). Durante esta reunião tornou-se evidente que uma formação mais formal será necessária.

Dois cursos FOR (Formação de Socorristas) serão proporcionados a estes guardas. Quanto ao grupo de reclusos, estes, numa segunda fase, irão receber aulas de noções de socorrismo fornecidas pelos socorristas da CVP.

A segunda actividade de prioridade para a CVP é a do desporto.
- A EP não conta, neste momento, com qualquer actividade desportiva organizada.
- As instalações para a prática de desporto, na EP, são escassas: mesa de ping-pong, um ginásio pouco equipado, uma remo indoor e um campo de futebol que poderia estar em melhores condições.
- Existe, portanto, uma necessidade urgente de dinamizar os reclusos para a prática do exercício físico.
- A CVP já contactou dois professores de educação física (João Nabais e Walter Pinto) que se disponibilizaram a dinamizar esta vertente no EP.
- Ficou agendado que a Dr.ª Cesaltina irá visitar as instalações desportivas do EP com os dois professores com o objectivo de desenvolver um plano de intervenção desportiva. Ficou decidido que no dia 12 de Maio começam as sessões de desporto – uma vez por semana durante hora e meia.
- Dia 29 de Maio realizar-se-á um espectáculo de dança e canto para os reclusos.

Estas são, de momento, as áreas prioritárias de maior intervenção.

Na última semana de Maio, o EP está a dinamizar uma semana sociocultural. A CVP vai participar com alguns alunos da Escola Profissional da Raia (Dr.ª Idalina Costa é a Directora Pedagógica e Executiva) que irão participar com danças típicas de S. Tomé e Príncipe. Um outro grupo irá participar com canto e danças da Mamma Mia.

O primeiro curso FOR realizar-se-á a partir do dia 20 de Abril para 12 guardas prisionais. A Enfermeira Neuza Martins amigavelmente concordou em realizar este curso a nível do voluntariado. A D. Ângela Silva também já se disponibilizou para realizar o segundo curso, também para os guardas prisionais e também como voluntária. O segundo curso FOR começa dia 4 de Maio. Os nossos agradecimentos!

Temos muito trabalho pela frente mas na Delegação de Castelo Branco não faltam voluntários com entusiasmo, dedicação e vontade de ajudar o próximo!

Sem comentários: