logo tipo

logo tipo

16/02/2010

CVP une-se à CIJE e ao Projecto "Ai!! És!!"

A Juventude Cruz Vermelha de Castelo Branco entrou em contacto com a direcção da CIJE - Casa da Infância e da Juventude no sentido de desenvolvermos as nossas campanhas nacionais e locais junto das crianças e jovens que vivem nesta casa. A direcção da CIJE mostrou-se desde logo receptiva à nossa proposta e informou-nos também do seu interesse em criar uma parceria com a CVP para desenvolver o projecto Ai!! És!! - Actuar Inserir na Economia Solidária.
Com a aprovação da nossa Presidente, a Juventude a as nossas Assistentes Sociais reuniram com a direcção da CIJE e com a coordenação do Projecto Ai!! És!!, nas pessoas do Dr. Marco Domingues e Dr. António Neves.
Na reunião, a Juventude apresentou os projectos que poderia levar à CIJE e os responsáveis do Ai!! És!! apresentaram o seu projecto.A Juventude ficou então de elaborar um plano de actividades juntamente com a CIJE do qual fizessem parte as seguintes actividades:
1- Campanha Copos quem decide és tu!
2- Campanha A brincar e a jogar descore como te alimentar!
3- Acção de sensibilização sobre o tema Internet Segura e Cyberbullying (projecto a desenvolver pelos voluntários Sónia Tavares, Assistente Social, e o Nuno Conceição, Eng.º Informático)
4- Participação das crianças que ficam na CIJE durante as férias no projecto do Espaço Solidário em Movimento - II Férias Temáticas.
5- Inserção de algumas jovens da CIJE na coordenação e desenvolvimento de projectos da Juventude Cruz Vermelha.
6- Alargamento do Serviço de Aconselhamento Jurídico do Espaço Solidário em Movimento às utentes da CIJE.
7- Acção de sensibilização de primeiros socorros aos funcionários da CIJE.
8- Entrega de roupas do nosso Espaço Solidário às meninas da CIJE.
9- Outros que certamente surgirão.

Na segunda parte da reunião, foi-nos apresentado o projecto "Ai!! És". (clique para mais informação).O projecto apresenta-se como um mecanismo solidário de suporte à reinserção e prevenção da desinserção de 2 públicos específicos. Identificados: Um grupo de jovens do género feminino, com idades entre os 14 e 20 anos, acolhidas na entidade promotora do projecto, e que apresentam consumos psicoactivos e um outro grupo, na sua maioria do sexo masculino, que apresentam baixas qualificações, desemprego e dificuldades de inserção social.

Pensou-se na eventual integração de duas pessoas na CVP através deste projecto com a ajuda e acompanhamento das nossas Assistentes Sociais (Tânia Cabral, Sónia Tavares, Susana Marques e Rita Sousa).

Estamos muito orgulhosos por termos o privilégio de poder vir a colaborar no Ai!! És!!
Em breve traremos mais notícias certamente muito boas! :)

Sem comentários: