logo tipo

logo tipo

10/02/2010

A Cruz Vermelha Portuguesa faz 145 anos amanhã... Parabéns!

Amanhã, dia 11 de Fevereiro celebra-se o 145º aniversário da Cruz Vermelha Portuguesa, fundada por José António Marques.

José António Marques (1822-1884); foto retirada de www.scmed.pt

Um pouco de história...
Em 1864, por nomeação do Rei D.Luis I, [José António Marques] representou Portugal na Conferência
Internacional realizada, em Agosto desse ano, em Genebra, com a finalidade de se deliberar sobre a neutralização, no tempo de guerra, "das ambulâncias e dos hospitais, assim como do pessoal sanitário, das pessoas que socorressem os feridos e dos próprios feridos".Portugal, por intermédio do Dr. José António Marques, foi um dos doze países que assinou a I Convenção de Genebra de 22 de Agosto de 1864, destinada a melhorar a sorte dos militares feridos dos exércitos em campanha.
Regressado a Portugal, o Dr. José António Marques, organiza, em 11 de Fevereiro de 1865, a "Comissão Portuguesa de Socorros a Feridos e Doentes Militares em Tempo de Guerra", primitiva designação da Cruz Vermelha Portuguesa.
Pelos serviços prestados ao País e ao Exército foram conferidas a este célebre médico, fundador e lº Secretário-Geral da Cruz Vermelha Portuguesa, várias condecorações de que se destacam a Comenda da Ordem de S. Bento de Aviz, Grau de Cavaleiro da Ordem de Cristo e de Nossa Senhora da Conceição de Vila Viçosa, Cavaleiro das Ordens de Leopoldo da Bélgica e de Carlos III de Espanha.

Fonte: www.cruzvermelha.pt

1 comentário:

Tânia Cabral disse...

Parabéns CVP :) Muitos anos de vida!!! e que a nossa pequena GRANDE Delegação continue no bom trabalho!!! :)