logo tipo

logo tipo

25/09/2009

Balanço da Parceria da CVP-CB com o EPCB

No dia 7 de Setembro, no Museu da Electricidade, em Lisboa, a Direcção Geral dos Serviços Prisionais e as entidades parceiras, entre as quais se encontra a Cruz Vermelha Portuguesa, apresentou o livro “Para além da Prisão”. Em representação da nossa delegação estiveram presentes a Cesaltina Gregório e Iria Moura. Um exemplar do livro encontra-se na Delegação de Castelo Branco para consulta.
A parceria da CVP, Delegação de Castelo Branco, com o Estabelecimento Prisional de Castelo Branco tem-se desenvolvido de forma positiva e dinâmica. Em Abril e Maio deste ano, realizaram-se dois curso FOR com 22 formandos guardas prisionais, leccionados voluntariamente pelas formadoras Neuza Martins e Ângela Silva. No dia 25 de Maio, foi levada à EP uma actividade sócio-cultural de danças Africanas e outras. Todas as semanas dois professores de Educação Física, Valter Martins e João Nabais, realizaram actividades desportivas com os reclusos. Estas actividades irão continuar a ser desenvolvidas no EP.
Visto a actividade da dança Africana ter tido tanto sucesso, em Julho foi realizado um pequeno workshop, ministrado por dois voluntários de S. Tomé, com um grupo de reclusos, onde lhes foi dada a oportunidade de aprenderem algumas danças Africanas.

Um dos objectivos deste projecto é proporcionar aos reclusos noções de primeiros socorros. Duas voluntárias, Iria Moura e Cesaltina Gregório, levaram a cabo a primeira formação de “Gestos que Salvam” (21 horas) a doze reclusos do EP. De salientar que esta formação foi acolhida com muito entusiasmo e aproveitamento e é para continuar.

Testemunhos dos reclusos que participaram na formação:
“É uma hora muito bem passada, chego mesmo a esquecer que estou preso.”
Vítor Hugo Santos

“Este curso de socorrismo é muito importante para saber o que se pode fazer para salvar uma vida ou várias vidas. Tem sido importante e é sempre bom ter uma ocupação.”
Vítor Paiva

No final de Julho, oito voluntárias desfilaram roupas e malas confeccionadas pelos reclusos do EP. Foi uma forma positiva de mostrar a criatividade e trabalho dos reclusos à população.
O voluntariado no EP de Castelo Branco tem sido um sucesso principalmente por três razões:
- A excelente colaboração entre a Direcção do EP e os voluntários da CVP. Agradecemos a todos os funcionários do EP, especialmente ao Dr. Carlos Gonçalves e Drª Cília Martins.
- É de louvar o trabalho exemplar que os voluntários têm desenvolvido de forma profissional e empenhada. Estes voluntários assumiram o compromisso desinteressadamente, seguindo rigorosamente as planificações e horários.
- A forma como os voluntários foram aceites pelos reclusos também muito contribui para o sucesso do projecto. Existe um respeito mútuo, compreensão e interacção humana que por muito ultrapassa a relação recluso:voluntário para ser uma interacção entre seres humanos.
É precisamente por esta e outras razões que a delegação de Castelo Branco foi uma das duas escolhidas (entre as 19 que assinaram este protocolo) para ser representada no livro “Para além da Prisão”. Sem dúvida um elogio para todos nós!
A todos os voluntários que tanto trabalharam para que este projecto tenha sido, e continue a ser, um sucesso, o meu Bem Haja.
Cesaltina Gregório

Sem comentários: