Nos dias 10 e 11 de Dezembro estiveram presentes no Congresso Internacional – Escola de Cidadania Jovem em Cáceres os voluntários, Rita Sousa, Iria Moura, Bernardo Roque, Marco Silva, Rui Silva, Ricardo Moura, Tânia Teixeira, Margarida Moreira e Valter Caldeirinha.
Este Congresso foi o culminar de um trabalho desenvolvido no âmbito do projecto “Escola de Cidadania Jovem 2010”, que se realizou em várias localidades portuguesas e espanholas ao longo deste ano e que agora viu consolidada a rede de líderes juvenis criada em anos anteriores e a sua ampliação com a incorporação de novos líderes.
A ESCOLA DE CIDADANIA JOVEM (ECJ) é uma iniciativa de aprendizagem colaborativa e de formação que estimula a acção de jovens - com preocupações sociais, culturais, políticas e económicas - comprometidos com os avanços e desafios da sociedade do século XXI. Tratou-se de um projecto liderado pela Fundación Jóvenes y Deporte da JUNTA DE EXTREMADURA.
Na edição de 2010, um dos grandes objectivos consistiu em ampliar a rede de líderes juvenis portugueses – já iniciada em edições anteriores - no âmbito do território EUROACE.
Os nossos voluntários realçam algumas das frases proferidas por alguns oradores que marcaram estas jornadas e que esperam todos reflictam sobre elas.
“Os Jovens são, o motor da Mudança”
“Nós temos a capacidade de nos emocionar e de emocionar os outros, por isso, somos lideres”
“As coisas feitas com afecto são as que produzem efeito”
“O Amor e a falta dele é que move o mundo”
“Todos os jovens tem as mesmas inquietudes, não tem é todos as mesmas oportunidades”
“Sem reflexão não há acção e sem acção não há transformação Social”
Iria Moura
Sem comentários:
Enviar um comentário